tinnitusc

O acefeno é um sintoma descrito como uma percepção acústica de som, ruído, apito, vibração ou pulsação no(s) ouvido(s) ou generalizada à cabeça, que frequentemente se agrava em ambiente silencioso. Deve ser feita uma história clínica e uma observação cuidadosa, que oriente para os exames complementares necessários ao esclarecimento do quadro.
A presença de rolhão de cerúmen ou otite seromucosa podem explicar o sintoma e a resolução da situação de base; resolvem também o acufeno.
O diagnóstico de presbiacusia, ototoxicidade ou trauma acústico está associado normalmente a acufeno permanente de algum grau, devendo o doente ser esclarecido sobre a cronicidade da situação. No caso de acufeno pulsátil, dever-se-á excluir tumor glómico, patologia vascular, cardíaca ou sistémica (por exemplo, hipertiroidismo, anemia).
Deve-se essencialmente tranquilizar os doentes que geralmente receiam tratar-se de um tumor ou outra doença grave. Terapêutica com vasodilatadores, sedativos ou antidepressivos por vezes ajudam a tolerar o acufeno ou a diminuir a sua intensidade. Nos casos em que existe hipoacusia associada, preconiza-se a utilização de prótese auricular que simultaneamente corrige a hipoacusia e mascara o acufeno. É frequente os doentes terem dificuldade em adormecer; pode aconselhar-se a ajuda do rádio ou televisão para mascarar o acufeno.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -