aminossalicilato-de-sodio-oral-1024x835
Analgésicos Não Opióides II

A partir de 2000, com os trabalhos desenvolvidos por Regina Botting, foi desenvolvida a hipótese – actualmente já confirmada – da existência de um terceiro isoenzima da ciclooxigenase, a COX-3, ao que tudo indica inibida selectivamente pelo paracetamol, preferencialmente a nível central.
Grupos e fármacos a considerar nos AINEs:
• Salicilados – ácido acetilsalicílico; diflunisal; acetilsalicilato de lisina.
• Derivados do ácido nicotónico – clonixina; clonixato de lisina.
• Derivados do ácido acético – diclofenac; aceclofenaco; fentiazac; etodol indometacina; ketorolac.
• Derivados do ácido propiónico – ibuprofeno; ketoprofeno; naproxeno; flurbiprofeno; fenbufeno; ácido tiaprofénico.
• Derivados pirazólicos – fenilbutazona; metamizol.
• Oxicamos – piroxicam; tenoxicam; meloxicam.
• Derivados do ácido antranílico – ácido mefenâmico; ácido meclofenâmico; floctafenina.
• Outros compostos AINEs – inibidores preferenciais da COX-2: nimesulide. Inibidores específicos da COX-2: celecoxibe; valdecoxibe.

—> AA – paracetamol, metamizol, flupirtina.
Sob esta designação, como atrás já ficou dito, incluem-se os analgésicos não opióides que, pelo seu modo de acção e características farmacológicas, não permitem serem classificados no grupo dos AINEs.
O paracetamol é um derivado para-aminofenólico que apresenta actividade analgésica e antipirética comparáveis às da aspirina, mas com a diferença de não evidenciar qualquer actividade anti-inflamatória. Este facto parece ficar a dever-se a uma actuação predominantemente central, com inibição da síntese das prostaglandinas a este nível, selectivamente a COX-3, a que se junta a capacidade de activação dos mecanismos seretoninérgicos da modulação descendente.
Também a nível periférico, a selectividade pela COX-3 parece estar demonstrada e a quase insignificante inibição da COX-1 e COX-2 determina a inexistência dos tradicionais efeitos secundários dos AINEs, não interferindo na mucosa gástrica nem na agregação plaquetária.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -