336139-359972-5519 (1)
Apresentação Clínica (Pneumocistose)

A pneumonia intersticial de apresentação subaguda e associada e hipoxemia mais ou menos grave (“pneumonia hipoxemiante”) é a forma de apresentação habitual da pneumocistose em doentes com infecção por VIH, embora estejam descritos casos de envolvimento extrapulmonar que pode ser observado em até 13% de doentes com PPJ em estudos de autópsia, quer ao nível dos gânglios linfáticos torácicos, quer de forma disseminada. Esta ocorrência é rara em doentes sob profilaxia sistémica, designadamente com cotrimoxazol pi. A dispneia de esforço, de agravamento progressivo e a taquipneia são achados clínicos característicos, sendo a febre geralmente baixa.
A hipoxemia em repouso é frequente e deve ser sistematicamente pesquisada nos casos suspeitos, tal como a elevação da DHL (>500 Ul/ml). Os achados radiológicos típicos incluem infiltrados intersticiais bilaterais, geralmente peri-hilares no início do quadro e tornando-se mais disseminados e homogéneos à medida que a doença progride. Outros achados radiológicos incluem pneumatocelo ou pneumotórax, derrame pleural e infiltrados apicais ou nodulares, podendo os aspectos observáveis na radiografia simples do tórax serem bastante discretos. Nestes casos, a TC do tórax pode ser útil ao revelar, com frequência, um aspecto em vidro despolido ou lesões quísticas.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -