20090523203205
Bócio Simples ou Não Tóxico (Difuso ou Multinodular)

Define-se o bócio simples como o aumento da glândula tiroideia não relacionado com disfunção tiroideia e que não resulta de processo inflamatório ou neoplasia. Este termo refere-se a uma forma esporádica, isto é, fora das regiões com défice de iodo e é mais frequente no sexo feminino, numa proporção de 7:1.
O bócio simples pode ser difuso ou multinodular, este último é estrutural e funcionalmente heterogéneo e tende a desenvolver áreas de autonomia funcional.
Segundo uma das teorias, a TSH actuaria de forma contínua ou através de ciclos de estimulação e involução em áreas de tiroideia que originalmente teriam alguma autonomia funcional (áreas policlonais), levando ao desenvolvimento de nódulos tiroideus e áreas heterogéneas do ponto de vista funcional e estrutural.
Estas áreas de autonomia funcional poderiam eventualmente evoluir para um quadro de hipertiroidismo.
Numa tiroideia aumentada de tamanho devido a um bócio simples, tipicamente encontram-se áreas de fibrose, hemorragia e nódulos com aspecto variável (quísticos ou sólidos), bem como áreas de calcificação. Ao microscópio identificam-se folículos aumentados de tamanho e irregulares e folículos pequenos com pequena quantidade de colóide, podem estar rodeados por tecido fibroso.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -