Adenoid_cystic_carcinoma_cytology
Carcinoma Tiroideu

O carcinoma tiroideu tem uma incidência de 1,3-2,6 em homens e 2-3,8 em mulheres por 100000 habitantes, sendo 2-4 vezes mais frequente no sexo feminino e entre os 45-50 anos.
Em áreas sem défice de iodo, mais de 85% destes carcinomas são tumores bem diferenciados, sendo os tumores papilares os mais comuns (60-80%). Pelo contrário, os carcinomas foliculares e indiferenciados são mais comuns em áreas com défice de iodo.
—> Carcinoma papilar da tiroideia.
Trata-se de um tumor de origem epitelial com diferenciação folicular e com aspectos nucleares característicos e que apontam para o diagnóstico:
• Núcleos maiores do que os das outras células foliculares.
• Pálido e transparente ao centro, com cromatina hipodensa.
• Com limites irregulares que podem assemelhar-se a “grãos de café”.
Macroscopicamente aparece como um tumor firme, não capsulado ou parcialmente capsulado, podendo apresentar áreas necróticas e quísticas. É frequentemente multifocal num lobo e pode ser bilateral em 30-80% dos casos.
Frequentemente o carcinoma papilar invade os vasos linfáticos precocemente, podendo haver adenopatias no momento do diagnóstico em 30 a 50% dos doentes.
No entanto, as metástases a distância são raras.
Tem um prognóstico excelente com uma sobrevida aos 20 anos de 95%.
– Carcinoma folicular da tiroideia.
Ao contrário do carcinoma papilar, o carcinoma folicular apresenta-se normalmente como um nódulo único, mais ou menos capsulado. As adenopatias são extremamente incomuns na altura do diagnóstico, no entanto, pode ocorrer metástases a distância em 50-20% dos doentes.
O diagnóstico é baseado na demonstração inequívoca de invasão vascular e da cápsula e, portanto, é impossível fazer o diagnóstico apenas através da citologia.
De acordo com o grau de invasibilidade, o tumor é classificado em carcinoma folicular de invasão mínima (capsulado) ou de invasão extensa.
Outro importante factor de prognóstico é o grau de diferenciação, estes carcinomas variam desde tumores bem diferenciados com folículos formados contendo colóide, até tumores pouco diferenciados com um padrão de crescimento celular sólido e com pior prognóstico.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -