511 (1)
Clínica II (Endocardite Infecciosa)

A endocardite da febre Q pode apresentar manifestações clínicas essencialmente sobreponíveis às da El causada por outras bactérias. A endocardite é a manifestação mais característica da forma crónica desta zoonose, raramente ocorrendo em simultâneo com a pneumonia que pode ocorrer na forma aguda. No entanto, a hepatite granulomatosa pode evoluir em simultâneo com a endocardite, podendo, também, coexistir exantema vasculítico predominando nos membros inferiores. O hipocratismo digital é frequente e atesta o carácter arrastado do quadro clínico. As vegetações cardíacas apresentam um infiltrado inflamatório crónico predominante, com a presença de macrófagos de aspecto vacuolado e de numerosos microrganismos.
Na EIVP, a febre está quase sempre presente, podendo apresentar-se num contexto de sépsis com falência de órgão (designadamente cardíaca), que é mais frequente nos casos de manifestação precoce e, muitas vezes, associada à infecção por S. aureus. Nos casos de ocorrência mais tardia (>12 meses), as manifestações podem ser semelhantes às descritas para a endocardite em válvula nativa.
A frequência de EI com hemocultura negativa (EIHN) depende, em boa parte, da capacidade de se efectuar um diagnóstico microbiológico adequado, podendo, em boas condições, ser inferior a 10%. A principal causa de negatividade é a instituição de antibioterapia prévia à colheita de hemoculturas. No entanto, nos casos de EIHN, devem ser procuradas causas menos frequentes de endocardite (Coxiella burnetti, Chlamydophila, legionella spp.), através de métodos serológicos ou de biologia molecular, quando disponíveis. No caso da febre Q, aceita-se que um título 1:800 nos anticorpos para antigénios de fase I permite admitir diagnóstico de endocardite, pelo que este valor foi incluído nos critérios de diagnóstico de Duke.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -