pancreatite cronica 2
Clínica (Pancreatite Crónica)

—> Dor – localizada na região epigástrica que frequentemente irradia para o dorso, é o sintoma dominante na PC (80-95%), principalmente nas fases iniciais, é incapacitante por perturbar o repouso e alimentação. Apenas uma minoria de doentes (5,8 a 20%) com PC alcoólica não tem dor, sendo a insuficiência exócrina e endócrina dominante nestes casos.
—> Emagrecimento – em cerca de 80% dos doentes deve-se principalmente à diminuição na ingestão alimentar e insuficiência pancreática exócrina. A insuficiência exócrina, tardia na evolução da doença (cerca de 5 anos) leva ao emagrecimento e à esteatorreia por redução na síntese e secreção de enzimas pancreáticas. A insuficiência endócrina surge geralmente na PC prolongada, embora apenas cerca de 45% dos doentes com PC desenvolvem diabetes. A fisiopatologia subjacente à diabetes na PC é a destruição das células secretoras de insulina (ilhéus de Langerhans).
O intervalo médio entre o início dos sintomas e o diagnóstico de PC é cerca de 30-55 meses nos alcoólicos e cerca de 81 meses nos não-alcoólicos.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -