Teenage Patient at a Doctor's Surgery
Condições de Realização (Citologia)

– Após 3 anos do início de vida sexual.
– Início aos 21 anos, até aos 64 anos (se não existir patologia cervical).
– Evitar a utilização de lubrificantes, cremes vaginais antes da colheita, que deve ser feita fora do período menstrual.
Para se obter bons resultados é importante uma colheita correcta de material do endocolo e exocolo.
Existe uma prevenção primária com vacinas (existem presentemente duas, uma bivalente (“Cervarix”) que protege contra o HPV 16 e 18 e uma quadrivalente (“Gardasil”) que cobre também o HPV 6 e 11, além dos anteriores.
A classificação da citologia actual segue a classificação Bethesda 2001 para avaliar as anomalias das células epiteliais.
Após duas citologias negativas anuais, pode alargar-se a colheita para períodos de 3 em 3 anos, excepto nas mulheres de risco (imunodeprimidas ou com patologias como SIDA, etc.) que obrigam a uma citologia anual e uma vigilância apertada. Presentemente podemos completar a citologia com uma tipagem HPV de alto risco, realizada em meio líquido, ou com PCR (Digene) nas mulheres com mais de 30 anos.
Se a tipagem HPV for negativa, poderá alargar-se o período de repetição da citologia para 3 anos e diminuir os falsos negativos.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -