img_quais_sao_os_sintomas_da_aids_4365_orig
Critérios para o início de TARV em doentes com infecção por VIH-1

A decisão do início de TARV baseia-se numa avaliação de risco/benefício que deve ter em conta, por um lado, os factores inerentes à situação clínica e imunológica do doente e a eventuais factores modificadores (ver abaixo) e, por outro, o risco associado à toxicidade potencial, a curto e longo prazo, dos fármacos anti-retrovirais.
As recomendações propostas baseiam-se nas Recomendações Portuguesas para o tratamento da Infecção VIH/SIDA e obedecem aos seguintes princípios:
– Em condições de prescrição correcta e de boa adesão, a TARV permite uma melhoria significativa da função imunitária e uma redução do risco de progressão associado à infecção por VIH. Assim, o início de TARV é mandatório em doentes com evidência de falência do sistema imunitário (critérios de SIDA) ou com sintomatologia associada à infecção por VIH e nos doentes sem critérios de SIDA nem doença sintomática mas com CD4 <200 células/mm3, devido ao elevado risco de desenvolvimento de intercorrências oportunistas neste grupo. — Em doentes sem doença sintomática mas com CD4 >200 células/mm3 mas <350 células/mm3, existe risco aumentado de progressão da doença e de falência virológica ao tratamento, pelo que se deve considerar o seu início em doentes com CD4 <350 células/mm3, tendo em consideração factores como a idade e o maior ou menor declive da curva de regressão dos linfócitos. — Embora a evidência do benefício do início da TARV em doentes com valores iniciais de CD4 >350 células/mm3 e <500 células/mm3 não seja tão robusta, alguns estudos apontam para um excesso de morbilidade e mortalidade nesta população, pelo que se deve, também, ponderar o benefício do início de TARV nestes doentes. Para além disso, a probabilidade de obter uma recuperação dos linfócitos CD4 para valores >500 células/mm3 é superior quando a TARV é iniciada nestas condições.
— Em doentes assintomáticos com valores de CD4 >500 células/mm3, não foi claramente demonstrado o benefício da TARV.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -