med (2)
Determinantes da escolha do antibiótico

A escolha da antibioterapia empírica deve ser orientada pelos dados da semiologia clínica, laboratorial e epidemiológica, incluindo a avaliação das determinantes de risco de resistência microbiana. Os esquemas de antibioterapia para o domicílio devem privilegiar a simplicidade e favorecer a adesão do doente ao tratamento. A utilização de combinações de antibióticos para o tratamento da PAC está recomendada nos casos que necessitam de internamento. Nestes doentes, mesmo nos casos de pneumonia pneumocócica, os resultados de estudos controlados apontam para uma redução da mortalidade quando se utiliza, desde o início, a combinação de um (3-lactâmico e de um macrólido por motivos que, não estando esclarecidos, parecem não depender apenas da susceptibilidade dos agentes etiológicos aos antibióticos. No entanto, a evidência proporcionada por estes estudos tem sido considerada suficiente para que a generalidade das recomendações indique a utilização desta combinação em doentes hospitalizados. É de salientar que este efeito não foi, ainda, demonstrado para combinações de outras classes de antibióticos.
Os factores de risco etiológico para SPRP (S. pneumoniae resistentes à penicilina) incluem: idade superior a 50 anos, terapêutica com (3-lactâmicos nos 3 meses precedentes, alcoolismo, imunodepressão e contacto com crianças em centro de dia. A utilização recente de quinolonas é um factor de risco para a resistência dos pneumococos e agentes G- aos fármacos deste grupo.
A etiologia por Legionella pneumophila, ocorrendo geralmente por surtos, deve ser suspeitada em doentes expostos a aerossóis provenientes de torres de refrigeração, em grandes fumadores ou na presença de alterações do estado de consciência, hipocaliémia e hiponatremia. Nos doentes em que se suspeite de etiologia por agente intracelular, a terapêutica deve incluir um macrólido ou uma FQ (fluoroquinolona) (levofloxacina, moxifloxacina).

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -