tuberculose
Diagnóstico (Tuberculose)

As hemoculturas em sistemas automatizados (BACTEC, por exemplo) têm interesse em doentes com suspeita de TBP sem isolamento a partir da expectoração e no diagnóstico da TB extrapulmonar e disseminada, sendo de considerar em doentes com imunodeficiência.
O teste de sensibilidade à tuberculina tem um interesse limitado como meio de diagnóstico da TB, quer pela elevada variabilidade interindividual, quer pela possibilidade de reacções cruzadas com outras micobactérias, designadamente com a estirpe utilizada na vacina (BCG). Valoriza-se, sobretudo, o achado de um teste positivo num indivíduo que se sabia ser previamente negativo, podendo, neste caso, ser indicativo de infecção latente ou de doença. Pode ser útil no rastreio regular de populações com risco elevado de contacto com casos de TB activa, tal como profissionais de saúde e doentes com infecção por VIH, tendo, nestes últimos, limitações relacionadas com o grau de disfunção imunitária celular (geralmente negativo se a contagem de linfócitos CD4 for inferior a 200/mm3).
Os testes de reconhecimento de interferão gama {interferon gamma recognition assay, IGRA) apresentam, quanto à reacção da tuberculina, as vantagens de serem específicas para o MT. A sua positividade associa-se com sensibilidade e especificidade elevadas para o diagnóstico da TB latente, não estando completamente estabelecida a sua utilidade em doentes com infecção por VIH. No entanto, em Portugal, a sua utilização está, já, recomendada como método complementar ou alternativo ao teste de Mantoux, com as limitações inerentes ao custo mais elevado destes testes.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -