eczema-chiarezza-sulla-terminologia

Eczema (também correntemente designado como dermite ou dermatite) é um padrão de reacção inflamatória cutânea, resultante da acção de factores endógenos e/ou exógenos, que podem actuar isoladamente ou em conjunto, variando a importância de cada um consoante os casos.
Clinicamente caracteriza-se, nas fases agudas, por eritema, sobre o qual surgem pápulas e vesículas, as quais, ao romper, dão saída a exsudação e posterior formação de crostas e descamação. Na fase de regressão predomina a descamação, podendo nas situações crónicas endógenas evoluir para a liquenificação (espessamento da pele com acentuação das linhas normais). O prurido é o sintoma cardinal nas fases agudas e na liquenificação.
Por facilidade de exposição dividem-se habitualmente em eczemas de causa endógena de que se destaca o eczema ou dermite atópica, e eczemas de causa exógena ou externa em especial os eczemas de contacto (irritativo ou alérgico). Nos eczemas das mãos, consequência da sua situação particular, interpenetram-se os factores de causa endógena e exógena, conduzindo a condição clínica com características peculiares.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -