Deep-Scars
Esquemas Terapêuticos (Acne)

Para facilidade de compreensão e utilização prática desenharam-se guidelines de tratamento, consoante a gravidade e tipo de acne.
—» Acne comedónica – nas formas ligeiras ou moderadas, os retinóides tópicos, adapaleno ou outros são a terapêutica de eleição. A associação com o peróxido de benzoílo pode revelar-se útil, sobretudo se houver componente inflamatório. Nas formas mais extensas ou em que predominem os macrocomedões fechados, a abertura e expressão dos comedões, em complemento dos retinóides tópicos, pode tornar-se necessária. Em casos particularmente rebeldes, a administração de isotretinoína, em doses baixas, facilita a expulsão destes comedões.
—> Acne pápulo-pustulosa – nas formas com poucas lesões, a terapêutica tópica pode ser suficiente – retinóides tópicos, peróxido de benzoílo, antibióticos tópicos ou associação destes – devendo esta terapêutica prolongar-se por cerca de 2-3 meses para apreciação da sua eficácia. Em caso de insuficiente resposta ou nas formas mais intensamente inflamatórias, tem plena justificação iniciar-se a terapêutica com antibióticos sistémicos (doxiciclina, minociclina ou outro), por período de, pelo menos, 6 meses.
– Nas mulheres poderá ainda ser ponderada a terapêutica hormonal associada. Em caso de falência ou rápida recidiva das lesões após a suspensão da terapêutica, há que equacionar o recurso aos retinóides sistémicos (isotretinoína) nas doses e por período anteriormente referido. Dada a xerose que ocasiona a isotretinoína, há que ser cuidadoso na terapêutica tópica associada a este fármaco.
Acne nódulo-quística – pode iniciar-se a terapêutica com antibióticos sistémicos e tratamento tópico; mas em formas muito inflamatórias e com tendência cicatricial, a isotretinoína deve ser o medicamento de l.a escolha, por vezes associando, numa fase inicial, corticoterapia oral, em baixas doses, para redução mais rápida do componente inflamatório. Se o componente nódulo-quístico for muito marcado, pode ser necessário efectuar algum procedimento cirúrgico associado, como a drenagem de alguns nódulos.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -