2812_antibioticos_getty
Estratégia de Descalonamento

A utilização de regimes de tratamento empírico com mais do que um fármaco tornou-se uma realidade nos dias actuais. Esta prática, cuja utilidade na melhoria dos resultados de eficácia do tratamento não contestamos, tendo em conta a margem de incerteza associada à capacidade de decisão, mesmo quando bem informada e fundamentada na evidência disponível, acarreta um aumento de exposição aos antimicrobianos que se reflecte, por sua vez, numa pressão para a selecção de bactérias multirresistentes em meio hospitalar.
No sentido de tentar reduzir esta exposição, a utilização alargada de regimes empíricos de largo espectro de actividade deve ser acompanhada de recomendações claras para o seu descalonamento, ou seja, para a modificação da antibioterapia dentro dos princípios de utilização enunciados sempre que o isolamento de um agente o permita. Esta prática, que nem sempre é observada, é um dos elementos fundamentais da estratégia global de combate à resistência bacteriana.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -