metrogel-metronidazole__194_big
Etambutol (Tuberculose)

– Etambutol (EMB) – antibiótico sintético que actua por inibição da síntese do lipoarabinomanano da parede celular das micobactérias. É bacteriostático contra micobactérias no interior dos macrófagos, sendo útil em combinação com outros antimicobacterianos para reduzir a emergência de resistência.
• Farmacologia – a absorção oral é de 80% da dose administrada, sendo eliminado sobretudo por filtração glomerular, com cerca de 25% de metabolização hepática, pelo que a dose deve ser ajustada em doentes com insuficiência renal. Na presença de inflamação meníngea, atinge concentrações no LCR de 50% das séricas.
• Segurança – a principal reacção adversa do EMB é a neuropatia, que se manifesta sobretudo ao nível do nervo óptico (neurite óptica etrobulbar irreversível), manifestada por visão turva e diminuição da percepção do verde e vermelho, sendo mais frequente em idosos. Os doentes devem ser instruídos na detecção precoce destas manifestações, com suspensão do fármaco em caso de suspeita de toxicidade neurológica e testados ou questionados mensalmente em tratamentos prolongados.
Raramente, podem ocorrer dermatite, artralgias, febre medicamentosa e hiperuricemia.
Não deve ser administrado durante a gravidez.
• interacções – não estão descritas interacções medicamentosas com relevância clínica.
posologia e administração – a DDR é de 15-25 mg/kg, mas deve ser reduzida para 15 mg/kg quando o tratamento se prolonga por mais de 2 meses.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -