ciencia-cubana_ciencia-de-cuba_logros-de-cuba-en-la-oncologc3ada

A decisão terapêutica, naturalmente, implica não só a caracterização da doença como a caracterização do doente. O doente oncológico pode-se apresentar em condições físicas muito diferentes e, nessa circunstância, uma terapêutica que se adapta a um doente com bom estado geral pode estar contra-indicada noutro que se encontre debilitado ou com diferentes co-morbilidades.
A idade, o sexo, o estado nutricional e eventual emagrecimento são factores que seguramente poderão influenciar a terapêutica (o exemplo mais claro é a limitação da transplantação alogénica de progenitores hematopoiéticos, na maior parte dos centros, a doentes com idade inferior a 45-50 anos).
O Performance Status (PS) é um parâmetro obrigatório na caracterização do doente oncológico. Trata-se de um índice que procura identificar o grau de autonomia, da capacidade de se manter em ambulatório ou a necessidade de assistência, resultado do impacto da doença e do estado fisiológico geral. Tem importância prognóstica e determina o tratamento a executar. Existem diversas escalas, sendo as mais usadas as conhecidas como índice de Karnofsky (que se expressa em percentagem e define dez estádios) ou ECOG (eastern cooperative oncology group).
A presença de outras co-morbilidades ou terapêuticas em curso pode influenciar a decisão terapêutica. Em particular, carece de especial atenção a presença de patologia cardiovascular, renal, hepática, pulmonar, gastrintestinal ou do sistema nervoso.
Finalmente, também o contexto psíquico e socioeconómico deverão ser avaliados: frequentemente algumas terapêuticas exigem uma disponibilidade significativa, do doente ou da família, que nem todos os doentes têm capacidade de cumprir.
Para uma série de patologias têm sido construídos modelos de definição de prognóstico integrando informação clínica ou biológica, validados na prática clínica; um exemplo claro é o do “índice Prognóstico Internacional” usado para os linfomas não Hodgkin e que inclui dados como a idade, estádio, LDH (desidrogenase láctica), PS, localizações extraganglionares.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -