Medicina paga

No nosso entender, quando estão em causa decisões tão delicadas como o não iniciar ou suspender terapêuticas de suporte de vida, o princípio da autonomia deve ser respeitado. Este permite ao doente, adequadamente informado, escolher ou recusar as opções terapêuticas que lhe são propostas, sem poder, no entanto, exigir tratamentos julgados inapropriados pelo seu médico. O princípio da autonomia é em geral aceite por todas as tendências modernas de bioética, bem como pelas diversas profissões religiosas, pelo que, no doente consciente, a decisão de suspensão da terapêutica não é, em geral, controversa e depende essencialmente da sua vontade depois de bem informado.
Infelizmente, quando sentimos necessidade de envolver o doente no processo decisório, só muito raramente ele conserva capacidade para exercer o seu direito de autonomia, ou porque o seu estado neuropsiquiátrico não lhe permite, ou porque existem outras barreiras como a sedação, ou a ventilação mecânica, que o impossibilitam de ter uma percepção correcta da realidade, avaliá-la, ou comunicar a sua opinião.
Nestas circunstâncias, recorremos habitualmente aos seus familiares mais chegados, ainda que esteja sobejamente demonstrado que a família e o médico assistente são em geral maus representantes da vontade do doente. O recurso aos tribunais, em representação dos interesses e do sentir da sociedade, para arbitrar disputas de opinião, salda-se sempre por um fracasso e um mau serviço prestado ao doente.
Continua por demonstrar que a implementação do chamado testamento vital, em que o doente é incentivado, enquanto capaz de expressar a sua vontade, a fazer um documento em que detalha circunstâncias concretas, tipo de cuidados a que deseja ser submetido e nomeia um familiar ou amigo como interprete da sua vontade quando incapacitado, tenha contribuído para estender o exercício do direito de autonomia aos doentes quando incapazes de participar no processo decisório.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -