3027318089_911be1206c_b

É uma infecção aguda, geralmente necrótica, do folículo piloso, em que todo o epitélio folicular é atingido. O agente etiológico mais frequente é o Staphylococcus aureus.
Embora possam estar associados a diabetes, má-nutrição, obesidade e síndrome de imunodeficiência adquirida, sobretudo nas formas recorrentes, na sua grande maioria ocorrem esporadicamente em indivíduos sãos. Também se verifica, com frequência, em atletas (por exemplo, nos ciclistas) em consequência da sudação intensa e atrito repetido.
Podem surgir em qualquer área corporal pilosa, sendo a área da barba, pescoço, braços, nádegas e região anogenital particularmente afectadas.
Clinicamente caracteriza-se por aparecimento de nódulo eritematoso, doloroso, inflamatório, perifolicular; alguns dias depois surge massa necrótica e purulenta, com flutuação, cuja ruptura dá saída a rolhão de tecido necrosado. Pontualmente, pode reabsorver DE forma espontânea ou se a terapêutica for iniciada muito precocemente.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -