oncologia

Cerca de metade dos novos casos de cancro são sujeitos a RT, sendo ainda irradiados cerca de 500 casos de recidiva por ano, prevendo-se anualmente cerca de 2500 doentes para tratamento com RT, por cada milhão de habitantes. A RT pode ser prescrita como único tratamento em muitas circunstâncias, por ser a melhor opção ou por constituir uma alternativa válida à cirurgia ou quimioterapia. Os resultados da RT dependem da localização e do estádio inicial. Por regra, nos estádios precoces de patologias cuja expressão é essencialmente local, os resultados são excelentes, com alterações mínimas a nível cosmético e funcional, nomeadamente no cancro da cavidade oral, laringe, mama, próstata e canal anal.
As neoplasias da cavidade oral, pele ou lábio, em estádios precoces, têm respostas idênticas à RT e à cirurgia, com a vantagem de a primeira não provocar mutilação ou deformidade local significativa. Noutros casos, por deficientes condições operatórias ou recusa do doente, a RT pode constituir uma alternativa válida, com ou sem quimioterapia associada. A RT tem indicação formal nos tumores localmente avançados da mama, pulmão, recto, útero ou de cabeça e pescoço, associada a cirurgia e/ou a quimioterapia.
No tratamento das formas localizadas da doença de Hodgkin e de algumas apresentações de linfomas não Hodgkin, os resultados são sobreponíveis aos obtidos com terapêutica citostática.
A combinação da RT com a cirurgia pode ocorrer em pré-operatório, para viabilizar uma cirurgia inicialmente impossível, reduzir a probabilidade de contaminação do leito operatório ou para permitir uma cirurgia menos mutilante; pós-operatório, no caso de ressecção incompleta ou quando o risco de recidiva local é elevado; intra-operatório, principalmente em tumores abdominais, onde a administração transcutânea de doses eficazes é muito difícil. A combinação com a quimioterapia tem permitido alguns resultados encorajadores associando o seu efeito sistémico à eficácia local da RT, sendo utilizada sobretudo em tumores do aparelho digestivo e da esfera ORL. Mais recentemente a sua aplicação nas neoplasias do pulmão tem demonstrado resultados bastante positivos.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -