transferir (1)
Isoniazida (Tuberculose)

– Isoniazida (INH, H) – é um antibiótico sintético, derivado do ácido nicotínico, que actua por inibição da síntese do ácido micólico, componente da parede celular das micobactérias. Tem actividade bactericida contra micobactérias em fase de crescimento e bacteriostático contra micobactérias quiescentes. A resistência intrínseca, presente naturalmente em 1/10 bacilos, é seleccionada rapidamente em condições de monoterapia em populações de 10/9 a 10/10 micobactérias, facilmente encontradas em cavidades pulmonares, e deve-se a mutações no gene que codifica a catalase-peroxidase.
• Farmacologia – bem absorvida por via oral, existe formulação para uso parentérico (i.m., e.v.). A eliminação é por metabolismo hepático (acetilação), estando a população dividida em 50% de acetiladores rápidos e de acetiladores lentos, sem compromisso da eficácia clínica. Os níveis no LCR são 20% dos níveis séricos.
• Segurança – toxicidade hepática, sobretudo em acetiladores lentos, ocorrendo 4-8 semanas após o início do tratamento e mais frequente em idosos, DHC (doença hepática crónica), grávidas e com a utilização de paracetamol, anemia sideroblástica, neuropatia periférica (mais em doentes com risco, tal como alcoólicos, diabéticos, desnutridos, grávidas, infectados por VIH, evitada pela suplementação de piridoxina, 10-40 mg/dia), convulsões, alterações de comportamento.
• interacções – aumenta os níveis de fenitoína (alterações de comportamento, nistagmo, ataxia) e teofilina (arritmias). O PAS interfere com a acetilação, aumentando os níveis de INH.
• posologia e administração – a DDR (dose diária recomendada) é de 5 mg/kg, com máximo de 300 mg/dia, administrada em toma única em jejum, podendo ser utilizadas doses de 10 mg/kg em casos de meningite e em crianças. Em regimes bi-semanais, a dose de cada toma deve ser de 15 mg/kg. Está disponível em formulações orais sólidas de 300 mg e em combinações fixas com RFP (300 mg de INH por unidade) e com RFP e PZA (50 mg de INH por unidade).

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -