1 (3)

São afecções que se traduzem por nódulos subcutâneos, com ou sem evidência de sinais inflamatórios locais, como resultado de alterações ao nível da hipoderme. As paniculites em que, para além do panículo dadiposo, também há atingimento das paredes dos vasos de médio e/ou de pequeno calibre, com vasculite, integram-se no respectivo grupo de patologias.
Das paniculites propriamente ditas salientam-se o eritema nodoso, a paniculite associada a doença pancreática, a paniculite lúpica, a sarcoidose e a doença de Weber-Christian.
De todas estas, merece relevância especial o eritema nodoso, que se caracteriza pela ocorrência de nódulos eritematosos, dolorosos, localizando-se preferencialmente nas regiões pré-tibiais, acompanhando-se frequentemente de febre, artralgias e impotência funcional, com tendência para a regressão em cerca de 3 a 6 semanas sem deixar cicatriz residual.
Conhece-se uma grande multiplicidade de factores desencadeantes, nomeadamente infecções bacterianas (em especial estreptocócicas e tuberculose), doenças virais (mononucleose infecciosa e hepatite B), micoses superficiais e profundas, doenças sistémicas associadas (sarcoidose, doença de Behçet e doenças inflamatórias do intestino) e medicamentos (sulfonamidas, anticoncepcionais e fármacos halogenados).

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -