Disidrose
Patogenia (Eczemas de causa externa)

As dermites de contacto irritativas resultam da agressão directa sobre a pele de substâncias irritantes; estas, por definição, são aquelas que, desde que actuem em concentração e por tempo suficientes, desencadeiam reacção em todos os indivíduos. São sobretudo substâncias químicas como solventes, detergentes, ácidos e álcalis fracos, produtos oxidantes e outros; contudo, as agressões físicas e mecânicas como frio, vento, pressão, fricção e atrito contribuem também para o desencadeamento e a manutenção deste tipo de eczemas.
Nas dermites de contacto alérgicas, a patogenia é diferente e pressupõe um mecanismo imunoalérgico de tipo IV, retardado, mediado por linfócitos T. É desencadeado por substâncias químicas de baixo peso molecular (alergénios incompletos – haptenos), em regra não agressivas para a pele e podem ser da mais variada natureza – substâncias de uso profissional, medicamentos tópicos, cosméticos, substâncias utilizadas no calçado ou no vestuário, etc. Esta hipersensibilidade pode desenvolver-se após os primeiros contactos com a pele ou ao fim de anos.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -