Ciprofloxacin
Terapêutica (Oncocercose)

A terapêutica da oncocercose pode ser complicada quer pelos diversos efeitos secundários dos medicamentos indicados, quer pelas próprias reacções desencadeadas pela destruição dos parasitas.
Os doentes com lesões cutâneas graves e prurido, e os doentes com “sowda” poderão beneficiar do tratamento pela redução de microfilárias cutâneas.
Um tipo de tratamento relativamente simples e sem complicações é a remoção dos nódulos cutâneos com consequente eliminação de vermes adultos.
O tratamento mais utilizado para a oncocercose é a associação de DEC com suramina ou a ivermectina.
A suramina é um fármaco extremamente tóxico estando contra-indicado em indivíduos idosos ou doentes com patologia hepática ou renal.
A ivermectina tem uma acção microfilaricida que pode durar até 12 meses, não tendo, no entanto, qualquer efeito sobre os vermes adultos; tem poucos efeitos secundários, podendo provocar irritação ocular ligeira, alterações electrocardiográficas inespecíficas e sonolência.
As reacções devidas ao efeito microfilaricida são raramente graves, podendo surgir hipotensão ortostática 12-24 horas após a administração do fármaco que raramente necessita de tratamento. Podem surgir outros sintomas gerais até 3 dias após o tratamento.
O fármaco está contra-indicado apenas nos casos de hipersensibilidade conhecida e durante a gravidez e aleitamento.
A posologia média é de 12 mg (150-200 u.g/kg em adultos e crianças com mais de 5 anos) p.o. em toma única administrada com água e em jejum.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -