Drugs
Terapêutica (Osteoartrose)

A OA é, de facto, uma doença frequente com uma clínica monótona, no entanto, um diagnóstico exato é fundamental para o estabelecimento da terapêutica adequada e para a exclusão de outras situações com abordagens naturalmente diferentes. Os objetivos da terapêutica centram-se no controlo dos sintomas e na minimização da incapacidade, promovendo a integração do doente no seu ambiente familiar, social e profissional com um mínimo de limitações.
A evicção da progressão da doença é, naturalmente, outro objetivo que a comunidade científica persegue.
É comummente aceite que o tratamento desta entidade deva ser, para a generalidade dos doentes, iniciado e mantido pelo médico de família. A realização de uma consulta de Reumatologia pode, no entanto, ser benéfica numa fase inicial para uma avaliação global do doente e planificação geral da terapêutica. A referenciação deverá ser efetuada de forma sistemática se existirem dúvidas diagnosticas, dor ou outros sintomas de forma persistente, deterioração funcional progressiva, derrame intra-articular e/ou suspeita de patologia abarticular associada. O reumatologista deverá, então, apresentar soluções para os problemas diagnósticos e/ou terapêuticos colocados, estabelecer um plano de avaliação/terapêutico a médio-longo prazo e promover, se for esse o caso, a ligação ao fisiatra ou ortopedista.
Uma enorme diversidade de medidas farmacológicas e não farmacológicas são passíveis de serem utilizadas na abordagem terapêutica da OA. O tratamento deverá, no entanto, ser sempre individualizado, tendo em atenção a distribuição anatómica, o estádio e a forma de progressão da doença. Devemos ainda respeitar as indicações e as contra-indicações, a posologia e as precauções de cada um dos nossos gestos. É ainda fundamental reter que, em muitos casos, a “simples” educação do doente será o suficiente para o seu equilíbrio. Abordaremos de seguida os aspetos gerais da terapêutica da OA.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -