o-ECZEMA-TREATMENT-facebook
Terapêutica sistémica (Eczema)

• Em eczemas extensos e em fases de agudização, a administração de corticosteróides sistémicos pode justificar-se. Em regra deve iniciar-se com 0,5-1 mg/kg de peso/dia de prednisona, prednisolona ou equivalente, em dose única diária oral durante 7-10 dias, com diminuição progressiva da dose até à suspensão, consoante a gravidade da situação.
A administração de antibióticos sistémicos (em especial os macrólidos – claritromicina ou eritromicina) não é aceite como necessária por todos. Nas fases iniciais de tratamento, a antibioterapia oral durante 10-15 dias tem-se revelado de grande utilidade, evitando muitas vezes o recurso à corticoterapia sistémica.
Os anti-histamínicos de l.a geração, em especial a hidroxizina, têm essencialmente efeito antipruriginoso, mas não têm qualquer acção terapêutica específica. A sonolência que provocam aconselha a administração à noite. Os anti-histamínicos de 2.ª geração (cetirizina, loratadina e derivados) são menos sedantes, mas têm também menor acção antipruriginosa.
A aciclosporina A é actualmente utilizada, com alguma frequência, nos eczemas atópicos de maior gravidade e extensão, em especial no adulto. Inicia-se com uma dose de 3-4 mg/kg/dia, em 2 tomas separadas, dose esta que deve ser diminuída progressivamente em face da situação clínica. Devido aos possíveis efeitos acessórios renais, a terapêutica não deve ser prolongada por mais de alguns meses e deve ser reservada ao especialista.
Muitos doentes melhoram com a exposição solar, o que levou à utilização da fototerapia com radiação ultravioleta nestes doentes. Os esquemas de utilização são vários – ultravioleta A isolado de espectro largo ou de maior comprimento de onda (UVA-1) ou em combinação com ultravioleta B, combinação com a administração de psoraleno (PUVA) – mas estão reservados para o especialista, com a utilização de cabinas especiais de fototerapia.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -