rosacea-rescue-1
Terapêutica Tópica (Rosácea)

– Metronidazol – em creme, gel ou emulsão, 0,75-1%, é o composto mais frequentemente utilizado, geralmente bem tolerado. E eficaz tanto no componente eritematoso como nas pápulo-pústulas. Deve aplicar-se inicialmente de manhã e à noite e, após o controlo da doença, deverá manter-se prolongadamente lxdia ou em dias alternados.
– Ácido azelaico – em gel a 15% tem uma eficácia semelhante à do metronidazol e deve ser aplicado de modo similar. Nas fases iniciais, em casos com componente inflamatório mais intenso, pode desencadear algum desconforto e ardor, que melhora com a continuação da terapêutica.
– Sulfacetamida sódica 10% com enxofre a 5% é uma associação eficaz para o tratamento da rosácea. Não está, contudo, comercializada no nosso país.
– Outros tópicos – o peróxido de benzoílo não tem indicação formal para utilização na rosácea. Contudo, nas formas pápulo-pustulosas, pode ser eficaz, em monoterapia ou associado à clindamicina, mas deve ser aplicado com cautela, dado poder provocar alguma irritação.
Os antibióticos tópicos, clindamicina ou eritromicina, em especial se associados ao metronidazol, podem também ser utilizados nas formas pápulo-pustulosas, com resultados aceitáveis.
Nas rosáceas provocadas pela aplicação de corticosteróide (rosácea esteróide), a aplicação dos inibidores da calcineurina (ver “Eczema Atópico”), tacrolimus e pimecrolimus, tem mostrado resultados interessantes, reduzindo a fase de rebound subsequente à interrupção do corticosteróide. Nas outras formas de rosácea a sua eficácia é variável.
Relatos recentes referem que a aplicação local de vasoconstritores nasais (oximetazolina) reduzem o componente telangiectásico da face, com efeito de algumas horas, não dando lugar a rebound posterior, o que, do ponto de vista cosmético e de conforto, poderá ser interessante.
– Medidas complementares – a utilização de protectores solares deve ser a regra, durante todo o ano. A maquilhagem correctora ajuda a melhoria cosmética, reduzindo o eritema e o aspecto congestivo da face.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -