pulmoes

A tuberculose (TB), causada por Mycobacterium tuberculosis (MT), tem uma grande importância epidemiológica actual, com uma incidência de 9 milhões de novos casos e cerca de 1,7 milhões de mortes a nível mundial em 2006, embora pareça haver uma tendência para um decréscimo mantido durante a última década. Ainda assim, estima-se em cerca de um bilião o número de novas infecções nos próximos 20 anos, com uma taxa de 5% de casos de doença e sendo responsável por 35 milhões de mortes. A pandemia de VIH/SIDA é reconhecida como o principal factor individual para o recente aumento de prevalência da TB em todo o mundo, particularmente em países industrializados. Outros factores são o crescimento global da população, o aumento da sua longevidade, o aumento do fluxo migratório internacional entre zonas com diferentes níveis de endemicidade e factores socioeconómicos, nos quais se inclui a insuficiência das estruturas de saúde pública, particularmente nos países em desenvolvimento. A emergência de estirpes multirresistentes de M. tuberculosis (TBMR) veio trazer uma nova dimensão de gravidade a esta doença, cujo impacto no futuro epidemiológico da TB está ainda por determinar.
Nas últimas duas décadas, Portugal tem mantido a mais elevada taxa de incidência de TB da Europa ocidental, estimada em mais de 30 casos/100000 habitantes, semelhante à observada nalguns países em desenvolvimento. A variação populacional registada na década de 70, com o afluxo de residentes nas colónias africanas numa altura em que se tinha desactivado a rede nacional de luta antituberculosa, a par com a emergência da pandemia de V1H/SIDA e da sua particular importância na população de toxicodependentes, terão sido causas possíveis para a inflexão negativa que se registou, então, na evolução epidemiológica da TB em Portugal. No entanto, esta tendência parece ter sido invertida de forma consistente desde há cerca de 10 anos, de acordo com os dados publicados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -