syringe

A vacina antipneumocócica 23-valente, vacina inactivada não conjugada contendo antigénios polissacáridos de 23 tipos capsulares de pneumococo, escolhidos de acordo com a sua prevalência nos EUA, demonstrou uma eficácia média de 56-57% na protecção contra infecções pneumocócicas invasivas (sangue e liquor) em adultos, apresentando taxas de protecção superiores a 65% em doentes com diabetes mellitus, doença cardíaca e pulmonar crónicas e com asplenia anatómica. Está recomendada em indivíduos a partir dos 65 anos (idade da toma única, quando esta não tenha sido feita entre os 60 e os 64 anos) e em indivíduos jovens com risco elevado de infecção pneumocócica invasiva devido a co-morbilidades: diabetes mellitus, doença cardíaca ou pulmonar crónica, alcoolismo, doença hepática crónica, insuficiência renal crónica, imunossupressão (designadamente em doentes asplénicos, com mieloma múltiplo, doenças de Hodgkin, transplante, VIH) e em doentes com fístulas de LCR (líquido cefalorraquidiano). Nos doentes com estas co-morbilidades, deve ser administrada uma toma aquando do diagnóstico e uma 2.ª toma aos 65 anos. A vacina é, geralmente, bem tolerada, estando descritas reacções locais ligeiras e de curta duração, bem como casos raros de reacção febril.
Está disponível uma vacina com polissacáridos de sete serotipos de pneumococo, cinco dos quais responsáveis pela maioria das infecções por pneumococos resistentes à penicilina nos EUA, que apresenta um maior poder imunogénico do que a não conjugada (23-valente), mesmo em adultos. Embora a vacina tenha demonstrado uma eficácia considerável na redução das infecções pneumocócicas invasivas em crianças até aos 2 anos nos estudos feitos antes do licenciamento, estudos posteriores à sua utilização não são tão conclusivos quanto ao benefício da vacinação neste grupo etário, provavelmente devido à emergência de serotipos não vacinais igualmente possuidores de potencial para resistência. Em 2008, a Comissão Nacional de Vacinas (CNV) pronunciou-se pelo adiamento da sua inclusão no PNV A não disponibilidade de estudos clínicos adequados em adultos não permite recomendações quanto à sua utilização.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -