shutterstock_73934362

A vacinação materna protege tanto a mãe como o feto. Idealmente, as vacinações em mulheres férteis devem ser planeadas antes da concepção. A mulher que planeia engravidar deve ter feito todas as vacinas do PNV, incluindo a do HPV, sendo de considerar, também, a necessidade da vacinação contra a varicela. A vacinação durante a gravidez deve ser sempre ponderada face ao risco de infecção e às potenciais reacções adversas para a mãe e para o feto. Por princípio, as vacinas atenuadas estão contra-indicadas durante a gravidez, devendo ser administradas, pelo menos, 3 meses antes da concepção.
A vacina antipneumocócica 23-valente não está recomendada durante o primeiro trimestre da gravidez, devendo ser ponderado o seu benefício durante o segundo e terceiro trimestres face à possibilidade de adiamento para depois do parto.
A vacina antigripal sazonal inactivada está classificada na categoria C (CDC). No entanto, estão disponíveis estudos alargados que não demonstraram reacções adversas relevantes, quer na mãe, quer no feto. A DGS recomenda a vacinação de grávidas durante o 2.° e 3.° trimestres, se estes coincidirem com a época da gripe sazonal.
O reforço do tétano e difteria, quando indicado, deve ser feito durante o 2.° ou 3.° trimestres. Em mulheres sem vacinação prévia, com vacinação incompleta (<3 tomas) ou com estado vacinal desconhecido, devem ser administradas 2 doses com 4 semanas de separação; em mulheres com 3 tomas anteriores ou com mais de 3 tomas mas com o último reforço há mais de 10 anos, deve ser feita uma nova toma durante a gravidez; em mulheres com mais de 3 tomas feitas e com reforço há menos de 10 anos, não é necessária uma nova administração. A vacinação da gripe A (H1N1) prevalente em 2009 está altamente recomendada, após as 12 semanas de gestação, em face da potencial gravidade das complicações pulmonares da gripe causada por esta estirpe neste grupo especial de população.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -