vitiligo_neck_0

O vitiligo é uma afecção adquirida, caracterizada pelo aparecimento de máculas cutâneas brancas, amelanóticas, isto é, desprovidas de melanócitos e de actividade tirosinástica. Afecta cerca de 1% da população, ocorrendo em ambos os sexos, em todas as raças e em qualquer idade. Em cerca de um terço dos doentes com vitiligo há história familiar da doença. A herança pode ser autossómica dominante com penetrância variável ou poligénica.
A patogénese do vitiligo não está completamente esclarecida, mas a teoria auto-imune é, actualmente, a mais aceite. Sabe-se que ocorre uma destruição selectiva dos melanócitos nas máculas despigmentadas, e que na base desta destruição há a participação de diversos mecanismos, que poderão actuar independente ou sinergisticamente. Em apoio da teoria auto-imune está o facto de ser maior a incidência de outras doenças auto-imunes, como a alopecia areata, tiroidite, anemia perniciosa, diabetes mellitus, doença de Addison, miastenia gravis, nos doentes com vitiligo.
A despigmentação ocorre em três padrões tipo. O tipo focal, caracterizado por uma ou por várias máculas ocorrendo num único local; pode corresponder nalguns casos a uma fase precoce dos outros tipos. O tipo segmentar em que as máculas se distribuem em banda unilateralmente num dos lados do corpo. O tipo generalizado, o mais frequente, em que as máculas se generalizam ao tegumento cutâneo, geralmente com distribuição simétrica e em volta de orifícios (lábios, olhos, área anogenital), sobre proeminências ósseas como os punhos, joelhos, articulações tibiotársicas e nos dedos. Se extenso, este tipo de vitiligo pode deixar apenas poucas áreas de pele normalmente pigmentada, sendo referido como vitiligo universalis.
A evolução da doença é impredizível. Na maioria dos casos as lesões permanecem estáveis durante anos (a maioria dos vitiligos segmentares), mas noutros casos podem aumentar de tamanho, enquanto novas lesões surgem e envolvem grandes áreas da superfície cutânea (a maioria dos vitiligos não segmentares). Em 10-20% dos doentes pode ocorrer repigmentação espontânea, particularmente em áreas expostas ao Sol.

Algumas Etiquetas


cirurgia de hemorroida,cricotomia,herpes génital,fissura anal,radioterapia,trinitrato de glicerina,urticaria,leucocitos 14000,meralgia parestésica,cirurgia de hemorroidas.

Tambem podera gostar -